terça-feira, 3 de maio de 2011

Equipamentos utilizados para movimentação.

A busca pelo aumento da produtividade em movimentação de materiais permitiu o desenvolvimento de um grande número de equipamentos. Esses tipos de movimentação são:

      Paleteira: Para mercadorias arranjadas em pallets, o deslocamento manual faz-se com o auxílio de paleteira. Uma alavanca permite abaixar a plataforma da paleteira de modo a encaixá-la debaixo do estrado. Acionada a alavanca, o estrado é levantado, podendo, então, ser deslocado pela paleteira.
   Empilhadeira: Empilhadeiras podem movimentar materiais horizontalmente e verticalmente. São meios mecânicos para mover materiais cuja operação manual seria muito lenta ou cansativa devido ao peso. É normalmente utilizada em conjunto com estrados e pallets. 
   Comboios: Consiste em uma unidade de tração que reboca vagonetas baixas de quatro rodas. Sua principal vantagem é a flexibilidade e o fato de que são econômicos para volumes maiores que devem ser movidos por maiores distâncias. 
      Esteira Transportadora: As esteiras transportadoras são largamente utilizadas em operações de recebimento e de expedição. É equipamento básico de muitos sistemas de separação de pedidos. 
     Transportador de Roletes: Os transportadores são classificados de acordo com o tipo de acionamento (energia ou gravidade). Nos sistemas movidos à energia, os transportadores têm uma corrente de tração que passa por cima ou por baixo delas. Essa configuração restringe a flexibilidade do sistema.
      Monovia: A característica peculiar deste tipo de equipamento é que ele não fica limitado a operar na superfície. Geralmente, opera sobre a área de armazenagem e, portanto, não necessita de corredores. O equipamento também é capaz de mover, com agilidade e segurança, cargas extremamente pesadas. 
    Transelevadores: Operam em passagens estreitas, armazenando e retirando materiais das estantes. Esse equipamento vem recebendo grande atenção, pois sua utilização em armazéns automatizados permite a conservação do espaço físico e redução da mão-de-obra por meio da sua automação.

    Pórticos: Assim como a monovia, esses equipamentos, em geral, operam sobre a área de armazenagem e, portanto, não necessitam de corredores. Também são capazes de mover cargas extremamente pesadas com agilidade e segurança.
   Guindastes: Esses equipamentos são capazes de mover cargas extremamente pesadas com agilidade e segurança.
 

12 comentários:

  1. Muito bom! sou professora, tenho um blog e utilizarei esse material para alunos estudarem. Mencionarei seu blog!Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, muito bom seu blog sobre assuntos de logística. Estou cursando 2º módulo de técnico de logística, é maravilhoso. Obrigado.

      Excluir
  2. Bom dia, usei as informações de vocês para o meu trabalho acadêmico e preciso muito saber o sobrenome de vocês para constar no meu trabalho. Grata, Diana.

    ResponderExcluir
  3. Quantos pallets da em um contêiner com ar condicionado e o empilhamento

    ResponderExcluir
  4. Meus caros amigos, estamos desenvolvendo um material de apoio para nossos alunos de Logística, e saibam, que você deram uma grande contribuição para sua melhoria. Muito ]obrigado - Prof. Alcides Leite Etec JK - SP

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso to cursando agora técnico logística to primeiro módulo está meio difícil mas estou amando.

    ResponderExcluir
  6. adorei por acaso ate sou bastante fa deste blog e sou professor na escola de aveiras de cima meu nome é jorge e sou um professor de biologia

    ResponderExcluir
  7. Minha pesquisa certamente ficou mais ricas com as informações aqui contidas. obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Sou aluna do Senac e achei esse site muito interessante bem explicado

    ResponderExcluir